Iniciativa

Institucional

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neuroimunomodulação (INCT-NIM) é parte da estratégia de criação de Institutos Nacionais de Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma das mais importantes ações de estímulo à ciência brasileira atualmente em curso. Saiba mais.

O objetivo é integrar os esforços de grupos de pesquisa espalhados em 10 estados brasileiros para responder algumas questões de pesquisa que permanecem em aberto no campo da neuroimunomodulação, que alia os estudos sobre o sistema nervoso, o sistema de imune e as numerosas formas de modulação entre eles, em especial em condições como infecções, obesidade e outras doenças  metabólicas, envelhecimentoe doenças do neurodesenvolvimento e doenças neurodegenerativas.

Image
Parte do grupo de pesquisadores do INCT-NIM. Crédito: Divulgação / INCT-NIM.
Parte do grupo de pesquisadores do INCT-NIM. Crédito: Divulgação / INCT-NIM.

O INCT-NIM interliga cerca de 200 pessoas, a partir de grupos de pesquisa dedicados a estudos com diferentes abordagens. Nossas atividades resultarão em dados e evidências circulados no ambiente científico por meio da publicação de artigos em revistas especializadas e da apresentação de trabalhos em eventos, como simpósios e congressos. Na interface direta com a sociedade, o INCT-NIM atua em atividades de divulgação científica e na comunicação por meio da mídia.

Missão

A missão do INCT-NIM é gerar conhecimento científico sobre o tema da neuroimunomodulação a partir de uma visão integrada, analisando de forma conjunta respostas biológicas decorrentes das interações dos sistemas imune, nervoso e endócrino, seja em condições fisiológicas, seja em situações patológicos relacionadas a infecções, alterações metabólicas e de comprometimento neural. Para isso, são integradas abordagens que comtemplam os mecanismos celulares e moleculares relacionados aos processos sob estudo.

Image
Modelo de funcionamento do INCT-NIM.
Modelo de funcionamento do INCT-NIM.

A partir de uma abordagem plural, fundamental para o entendimento de processos complexos como a neuroimunomodulação, e multicêntrica, capaz de reunir profissionais de diferentes pontos do país com potencial para gerar conhecimento sobre o tema, espera-se contribuir para uma melhor compreensão de mecanismos biológicos e para o aprimoramento das atuais abordagens em prevenção, diagnóstico, prognóstico e terapêutica.

Image
Linha do tempo do INCT-NIM.
Linha do tempo do INCT-NIM.

Neste sentido, o INCT-NIM tembém está comprometido com geração e aplicação de conhecimento Gerado para o Sistema Unico de Saúde (SUS) de nosso país.

Adicionalmente, o INCT-NIM procura contribuir para a formação de recursos humanos em pesquisa, tecnologia e inovação, por meio da orientação de estudantes e bolsistas em seus diversos grupos de pesquisa.

Sede

A sede do INCT-NIM está localizada no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, no campus sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ali, sete dos Laboratórios integrantes do INCT-NIM desenvolvem estudos sobre fisiologia de interações neuroimunendócrinas e neuroimunomodulação em doenças infecciosas e em doenças metabólicas.

Image
Sede da Fiocruz. Crédito: Gutemberg Brito/IOC/Fiocruz
Sede da Fiocruz. Crédito: Gutemberg Brito/IOC/Fiocruz